Fotógrafo registra posse de Obama em 1,4 gigapixels.

28 jan

imagem

Sempre que eu via um filme onde os personagens ficam ampliando fotos e dando zoom em detalhes imperceptíveis sem perder a qualidade da foto, eu zuava muito. Eu explico: Com uma foto comum, de digamos 8 megapixels, por exemplo, não podemos perceber detalhes como o sorriso de um dos integrantes da torcida de um time, se a foto for batida de uma certa distância. É a lei do pixel.

Pois o fotografo David Bergman achou que a ia ser legal me fazer calar a boca. Ele aproveitou a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um acontecimento deveras  simbólico, para capturar o clima com mais do que apenas uma simples foto. Ele decidiu imortalizar o momento em uma gigafoto. A imagem panorâmica é formada por 220 fotos feitas com uma câmera Canon G10 (compacta amadora avançada) e ao serem juntadas formaram uma imagem de 59.783×24.658 pixels, totalizando 1.474 megapixels ou seja, 1,4 gigapixels.

A façanha foi possível utilizando um simpático robô chamado Gigapan. A pequena máquina faz o que nós tentamos fazer com nossos tripés. Uma série de fotos na horizontal e depois outra série nas partes de cima e abaixo do primeiro plano fotografado, e assim por diantee. Segundo o fotógrafo, o software do equipamento levou mais de seis horas e meia no MacBook Pro para juntar todas as imagens. O arquivo TIFF ficou com o absurdamente impressionante tamanho de 2 gigabytes.

Olhando a fotol, que já virou fenômeno na internet, é impressionante notar a qualidade da imagem. É possível dar zoom na foto e ver a expressão facial das pessoas que estão assistindo a cerimônia.

Quer ver a foto? Então clica AQUI e divirta-se.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: