Garimpo Musical – Unidade Imaginária

18 nov

topo

Unidade Imaginária é uma banda de rock que nasceu num pequeno estúdio, no jardim de uma casa do Horto, Rio de Janeiro. Lá, Mariana Volker, Valentina Zanini Leo Vilhena trabalham desde 2006 para chegar ao som e as músicas que estarão reunidas no primeiro álbum deles, “Alquimia”.

No primeiro semestre de 2009 um “aperitivo” do álbum foi lançado, com cinco músicas que representam diferentes emoções e temas, numa linguagem própria que é explorada por todo o trabalho.  Pode ser baixado grátis aqui. As letras tratam dos sentimentos que fervilham nas relações amorosas, a música passeia pelas dúvidas, erros e acertos que todos temos. A mensagem central é que mesmo em finais pouco felizes, viver intensamente e aceitar os próprios sentimentos nos enche de esperança e força para levantar e seguir em frente, após os foras e quedas.

banda

A Banda

Mariana (voz, piano e guitarra), Valentina (baixo e backing vocals) e Leo (guitarra e backing vocals), além de músicos são estudiosos de canto e teoria musical. Valentina, fez parte de diversas bandas em 2002 até conhecer Mariana e Leo. Identificavam-se com as mesmas tendências musicais e começaram a tocar juntos. As composições fluíram naturalmente e a idéia de constituir um grupo consolidou-se em 2004. O som é o resultado de bagagens musicais bastante diferentes, desde Pink Floyd a Bjork, passando pelos Paralamas, Los Hermanos, Elis Regina, Edu Lobo, The Cure e Keane, mistura que pode ser definida como este novo rock brasileiro do século XXI.

show

Na Estrada

A UIM já têm alguns quilômetros rodados pelos caminhos do rock. De fácil aceitação e uma comunicação espontânea com o público, já se apresentou em dois anos seguidos no Festival de Rock Feminino de Rio Claro, SP, na Virada Cultural da Capital Paulista, em 2008 e nas Lonas Culturais de Vista Alegre e Caxias, no Rio de Janeiro. No Rio a banda toca com freqüência no circuito alternativo, clubes noturnos e diversas casas de show. A banda está na final do Festival Universitário MTV, que vai rolar de 19 a 21 de novembro em um palcão montado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

uim4

A melodia envolvente e a bela e única voz de Mariana chamaram a atenção do super-produtor Liminha, que contratou a banda em 2006 para o extinto selo Super Music. O projeto de gravação do que seria o primeiro CD do grupo, gravado no legendário estúdio Nas Nuvens, acabou arquivado pela crise mundial que atinge as gravadoras desde 2007. Porém a convivência e o trabalho orientado por Liminha durante um ano deram a UIM um refinamento musical e um amadurecimento profissional exibidos agora no lançamento do novo trabalho. Some-se a isso o fato de que foi no Nas Nuvens que conheceram Fausto Prochet, ex-baterista da banda Matanza, que responde pela bateria no CD.

uim3

A música da Unidade Imaginária contagia e impulsiona o amante do rock a dançar e cantar pelas histórias reflexivas de Madalena Montes Claros seguindo as afirmações: “o amor é para sempre” e “ela não entende esse vazio tão cheio”, mostrando que a UIM tem alma, cabeça e coração para revelar os sentimentos.

É uma banda jovem, mas madura musicalmente. Me lembra muito o som de bandas dos anos 80 como Kid Abelha e Metrô, mas com um quê de Los Hermanos na pegada. Excelente!

Abaixo o video da música Madalena. Apaixonem-se.

Anúncios

2 Respostas to “Garimpo Musical – Unidade Imaginária”

  1. Volker 19 novembro, 2009 às 2:34 am #

    Adoreeeeei!!!!!!! 🙂
    Muito obrigada!!!
    🙂 🙂 🙂
    Bjks

Trackbacks/Pingbacks

  1. Trackback - 23 novembro, 2009

    Comentario…

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: